Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sacramento da Crisma

                            

No dia 01 de novembro, dia de todos os santos, a igreja matriz de minha cidade estará em festa.
Jovens e adultos, preparados durante o ano, receberão o Sacramento da Crisma.



SACRAMENTO DA CRISMA
O que é Crisma?

Crisma: Selo do Espírito, Dom do Pai

A Crisma é o sacramento pelo qual aqueles que nasceram de novo pelo Batismo recebem o selo do Espírito Santo, Dom do Pai.
Junto com o Batismo e a eucaristia,a confirmação é um sacramento de iniciação - neste caso, iniciação à vida de uma testemunha cristã adulta. 
Ao conferir a confirmação, o celebrante umedece seu polegar com o crisma, que é uma mistura solenemente consagrada de óleo de oliveira e bálsamo, e traça o sinal da cruz na fronte do Crismando.  Este gesto é a imposição das mãos que é parte essencial do sacramento e remonta ao tempo dos apóstolos.
Enquanto unge, o celebrante se dirige ao crismando, chamando-o pelo nome (*) e dizendo: "Recebe por este sinal, o Espírito Santo!" o Dom de Deus.
A palavra Dom, neste contexto de Confirmação, é escrita com letra maiúscula, porque o Dom que recebemos neste sacramento é o próprio Espírito Santo. O Espírito que habita em nós .
Deus está presente em todo ser criado. "Nele vivemos, nos movemos e somos" (At 17, 28).      O próprio Jesus fala "Se Alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14, 23). Essa presença especial da Trindade é com razão atribuída ao Espírito Santo, "o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom 5,5). "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito  não poderá entrar  no Reino de Deus".(Jo 3,5)
O que muda (ou deveria mudar) na vida do crismando com o sacramento?
O crismando deve abrir-se a graça sacramental, deixar o Espírito agir e dizer “Vem Espírito, vem transformar a minha vida, fazei de mim um instrumento de vossa paz”.
Crisma é um Novo Pentecostes onde o apóstolo é você.


4 comentários:

  1. Olá!
    Eu sou católica mas neste momento vejo tanta coisa à minha volta que não faz sentido...

    Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,TT.Obrigado pela visita.que Deus o abençoe pelo serviço a Igreja!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, o blog está muito bom. Legal ver a felicidade dos jovens estampada nas fotos, isto muito nos fortalece. Quero lhe indicar um site e se puder realizar os cursos dele, são fantásticos! Eu faço e me ajuda muito: http://padrepauloricardo.org/
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi TT, Achei seu blog e gostei. Também tenho um blog Católico,Meu Oratório. Abraço.

    ResponderExcluir