Pesquisar este blog

domingo, 28 de outubro de 2012

A Santa Missa



A Santa Missa

A palavra Missa, que começou a ser utilizada a partir do século IV é o particípio do verbo latino “mitere” que significa mandar, enviar, despedir. Com o tempo, o particípio adquiriu o sentido de substantivo: missão, despedida, dispensa. É que nos primeiros séculos do cristianismo os catecúmenos (fiéis ainda não batizados), depois do sermão do Evangelho eram convidados a se retirar, eram dispensados, despedidos Inicialmente, missa indicava a despedida no fim de qualquer reunião. Depois o significado da palavra se estendeu, passando de despedida no fim de uma reunião para o conjunto das orações que encerravam uma celebração e finalmente missa passou a designar a Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, isto é, a Celebração Eucarística completa.
A Missa, instituída por Jesus na Última Ceia, expandiu-se rapidamente rompendo os séculos e os limites geográficos. Toda missa é Celebração do Mistério pascal. Em cada Eucaristia, celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. A palavra Eucaristia vem do grego e significa “ação de graças” .
Deus criou o mundo em seis dias e determinou que o sétimo dia seria o Dia do Senhor, como Mandamento da Lei de Deus (Ex.20,8 – 11). Sábado significa “cessar”, “descansar” e passou a ser um dia de repouso semanal consagrado, onde o ser humano, criado á imagem e semelhança de Deus, deve render graças e louvores ao seu Criador, além de se alimentar da Palavra e do Pão Eucarístico, que são essenciais e fundamentais na nossa vida de cristãos. Como a Ressurreição de Jesus se deu num domingo, este passou a ser o Dia do Senhor. Porém para ir ao encontro das necessidades de muitos cristãos, a Igreja aceita como preceito, a nossa participação na missa vespertina ( a partir da tarde de sábado).
A missa começou numa janta (refeição) “fazei isto em memória de mim?”; comemos num mesmo prato (intimidade); é um acordo assinado com sangue de alguém (Jesus Cristo), que deu sua vida por amor; é Palavra que os “pobres“ entendem (atinge os simples de coração); é fruto do trabalho do homem (trigo e uva); não se pode separar fé e vida e a missa não acaba na igreja, pois assim que ela termina, começa a nossa missão.
A Missa é, portanto, um grande banquete que Deus prepara toda semana e o convidado mais importante é você, que muitas vezes acaba trocando este convite de Deus por outros bem insignificantes que o mundo oferece. Se cada semana tem 168 horas, será que é pedir demais uma hora do nosso tempo semanal para participar da Eucaristia, onde podemos agradecer a Jesus pela maior prova de amor que pode existir que é dar a vida e também para  pedir pelas nossas necessidades?
O texto mais antigo do Novo Testamento que narra a instituição da Eucaristia é I Cor. 11, 23-25; Lucas 22,19,; Mateus 26,26-28 e Marcos 14,22 – 24 narram o mesmo acontecimento  com algumas diferenças entre eles. O Evangelho de São João não traz texto semelhante, mas não deixa duvida sobre o comer a carne e beber o sangue do senhor (João 6,51-58, mostrando assim a importância de comungar.
Entre os ritos Iniciais e os Ritos Finais estão as Duas Partes Centrais da Missa: a Liturgia da Palavra ( Primeira Mesa) e a Liturgia Eucarística ( Segunda Mesa) A mesa  da Palavra começa com a Primeira Leitura e segue até a Oração da Comunidade e a Mesa da Eucaristia inicia-se com a Apresentação as Oferendas e termina com a Oração depois da Comunhão. Palavra e Eucaristia são duas faces da mesma moeda e portanto, são dois Sacrários que se completam.
Por tudo isso, concluímos que a Missa é o Centro e, ao mesmo tempo, o Ponto mais Elevado de toda a vida cristã. Domingo sem missa, semana sem graça e sem as Graças de Deus. (JVC)

Um comentário:

  1. Obrigado Teresa por visitar meu blog:http://osenhortedeapaz.blogspot.com.br/, continue evangelizando pelo blog, atingirás muita gente, continue firme um grande abraço. Wander

    ResponderExcluir