Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Catequista


                                                          O Catequista
                                                            (TT.25/08/2012)
A Igreja Católica celebra no dia 29 de agosto deste ano o dia nacional do catequista.
O Catequista é chamado por Deus para ser pastor de suas ovelhas e não deixar que nenhuma delas se perca. “muitos são os chamados, poucos os escolhidos”. (Deus não escolhe os capacitados, capacitam os escolhidos).

O catequista é solidário, misericordioso, instrumento de paz e esperança. É aquele que dia-a-dia anuncia com alegria e fortaleza, mas, sobretudo com o testemunho da própria vida o coração amoroso de Deus. É o galho que atado ao tronco produz muitos frutos.

Catequizar e fazer ecoar, em todos os lugares e situações, que o nosso Deus é o Deus da vida, e que foi para viver plenamente que Ele nos chamou a existência, nos libertou e nos salvou do pecado e da morte. É amar e servir, estar sempre atentos às exigências do nosso tempo, com os olhos abertos à realidade de nossas comunidades.

Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.

Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.

Hoje temos catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.

A missão do catequista é semear a boa semente nos corações férteis. É ser sal que na medida boa, dá sabor á vida. É ser luz que ilumina o caminho que leva a Deus. É ser a força que coloca a mão no arado e persiste sem voltar atrás.

O Catequista é antes de tudo discípulo, que escuta e aprende do mestre, para então ser servidor da Palavra através do testemunho e do anúncio, e assim colaborar na missão de realizar o Reino de Deus.

Entretanto, o catequista experiente não pleiteia somente mostrar o Reino de Deus ás pessoas, mas também formar novos discípulos missionários... 

Nos dias atuais, tem ficado muito difícil orientar as criaturas á luz do evangelho, porque é preciso abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus. (“a concorrência é muito desleal”).

Que Deus, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos concedendo a eles, sabedoria e esperança criativa, coragem nos conflitos e perseguições, fé quando a busca é incerta, esperança quando os problemas nem sempre são resolvidos para que continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor.
(reflexões:Rm.10,14-15;Is.52,7)




Um comentário:

  1. Passei para abraçar-lhe afetuosamente pelo dia do Catequista! Parabéns e todas as bênçãos e luz!

    ResponderExcluir