Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Parábola do Semeador




                   Paróquia do Senhor Bom Jesus – Matão.
                           Encontro de Crisma 2012
.                           ( TT/.    20/ 08/2012)
                                                                                          
Jesus ensinava através de parábolas, ou seja, comparações: ”se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco Mt.15,14-15)  “ninguém põe vinho novo em odres velhos Lc.5,37-38)” e assim, aquele que tinha interesse em aprender, entendia Sua mensagem e dela se beneficiava.
Certa vez Ele disse aos seus seguidores, que um semeador saiu a semear e pegando das mesmas sementes, lançando-as, uma parte caiu a beira do caminho mas os pássaros as comeram, outra parte caiu no pedregulho, germinou mas não criou raiz e secou,outra parte caiu entre os espinhos que, sufocadas, não desenvolveram e outra parte caiu em terra firme, boa, e deu muitos frutos (Mc.4,3-9).
Quando alguém ouve a Palavra de Deus e não se preocupa em entender, as coisas ao seu  redor roubam a cena e a semente morre.Representa a que caiu a beira do caminho.O solo pedregoso, representa aquele que ouve a Palavra com alegria, mas é inconstante, ora acredita ora “deixa pra lá”não cria raízes. O terreno espinhoso representa aquele que, ouviu bem,entendeu,mas as coisas do mundo,brincadeiras,sedução das riquezas, descompromissos, sufocam e torno infrutuoso. A terra boa é aquele que ouve a palavra lançada, compreende e se deixa transformar por ela.
A missão do semeador é semear. Não é aquele que semeia que faz crescer, nem aquele que rega, nem aquele que aduba. É Deus.
Para que a Palavra de Deus possa germinar em nossos corações, precisamos manter nosso coração como um vaso limpo, onde a semente plantada transbordará em flores perfumadas e frutos saborosos. Do contrário, no vaso se instalarão insetos que devorarão as sementes.
Portanto, quando o sacerdote ou o catequista vier lhe falar do Reino de Deus, esvazie seu coração das preocupações do mundo e deixe Jesus morar dentro dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário