Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Catequese


Quando existe um chamado, o Ser Catequista não se limita.
Com mais de 22 anos nesta missão, continua sendo meu amor primeiro.
Não catequizo somente os jovenzinhos para receberem o sacramento da crisma, mas tambem, adultos que desejam receber o sacramento do Batismo,Eucaristia,Crisma e, com efeito, acabam sempre se engajando em movimentos, pastorais, e o resultado é muito gratificante.
Sobre estes, lanço aqui, um  pequeno parágrafo:
                                         CATEQUESE COM ADULTOS
A catequese com adultos é dirigida a batizados não suficientemente evangelizados ou  não iniciados na fé, dando um certo apoio espiritual e moral e, de referência doutrinal e prática,pois este sente a necessidade de se confirmar na fé, de se estruturar com a doutrina da Igreja para poder enfrentar um mundo sem valores cristãos.
Assim, o adulto evangelizado passa a viver e enriquecer a sua experiência com os elementos de que dispõe e com os valores que lhe vêm do Evangelho; “Uma formação que não esteja inserida nos acontecimentos não tem para o adulto qualquer interesse, por isso é preciso  saber como funciona a inteligência do adulto,como ele adulto aprende e como se forma e se transforma”(Paulo Freire). 
O adulto deve ser evangelizado, a partir do seu problema, de suas dificuldades, de sua realidade, avaliado à luz de Jesus Cristo e dos valores do Evangelho.
Catequese com adultos é um processo de iniciação e aprofundamento permanente na fé.(prof.Fr.Alberto Beckhauser). Na igreja primitiva era batizado o convertido, agora é preciso converter o batizado (Cassiano Floristán).
Na Paróquia Santa Cruz, trabalhamos de forma que os inseridos estejam conscientes e preparados para receberem os sacramentos da iniciação cristã, com interação da liturgia, com temas elaborados de forma bastante concisa, fácil compreensão, que não fique reduzido a uma atividade circunstancial na vida do cristão mas sim um processo de iniciação e aprofundamento permanente. Não uma catequese extremamente teórica e doutrinaria; São + de 40 encontros de catequese, instruindo a participarem de uma Pastoral, exercendo responsabilidade que vem do seu batismo,conduzidos a um processo continuo de alimentação da fé.
Minha missão de catequista está alicerçada em(Rm 10,14-15;  At 8,30-31.34.35)
                                       Teresa Tito ( catequista desde sempre.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário