Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dons do Espirito Santo



                                                  OS SETE DONS DO ESPIRITO SANTO
                                                         
  Dons do Espírito Santo, são graças especiais, que o Espírito Santo nos confere para realizarmos nossa missão de cristãos, contribuindo sobremaneira para a nossa santificação. Movidos pelo Espírito Santo, passamos a praticar boas ações sob a inspiração dEle.
SABEDORIA: Conhecermos os VERDADEIROS VALORES DA VIDA, SABOREAR AS COISAS DE    DEUS, PERCEBER O CERTO E O ERRADO. Buscarmos não a sabedoria do mundo, mas a Verdade que nos torna felizes, porque nos enche de alegria o coração. É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Buscarmos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes (Tg 3,13-18)
ENTENDIMENTO: Dom da INTELIGENCIA,COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DOS SINAIS DA           PRESENÇA DE DEUS. VONTADE E VERDADE, DE DEUS. Aceitarmos as verdades reveladas por Deus.  Mesmo não compreendendo todo o Mistério.  É o dom divino que nos ilumina para aceitarmos essas        verdades, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível.(1 Jo.5,n20)
CONSELHO: DISTINÇÃO DO CAMINHO CERTO, SABER ORIENTAR E ANIMAR NA FÉ. É a luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida e a de quem nos pede conselho. Saber discernir caminhos e opções, saber orientar e escutar, animar a fé e a esperança de uma comunidade (2 Tim 4,1-5)

FORTALEZA: RESISTENCIA, CORAGEM , PERSEVERANÇA
É o dom da coragem. Viver fielmente a fé no dia-a-dia, e até diante do martírio se for preciso. Resistir às seduções, ser coerente com o Evangelho, enfrentar riscos na luta por justiça: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31). (2.Tim 1,6-7)

CIÊNCIA: CONHECIMENTO. ENXERGAR COM OS OLHOS DE DEUS. REVELAÇÃO DO PENSAMENTO DE DEUS.  Não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus. Sentir que o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir, Saber interpretar e explicar a Palavra de Deus, que o Espírito Santo nos revela interiormente, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15). (1Cor.8, 2-3)

PIEDADE: SENTIMENTO DE SERMOS AMADOS COMO FILHOS.  AGIR COMO JESUS
O Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nos dá o sabor das coisas de Deus.  Identificar no próximo o rosto de Cristo. Possuir o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Perceber que o bem não é somente comida e bebida, mas é justiça e paz na alegria espiritual (Rm 14,17).(1Tim 4,7-8).

TEMOR DE DEUS: PARCERIA COM DEUS, RESPEITO. PRUDENCIA E HUMILDADE
Este dom não significa medo de Deus, mas um amor tão grande que queima o coração de respeito por Deus. Receio de ofender ou de desagradá-Lo.  Sendo Ele nosso melhor amigo, não estarmos retribuindo esse amor, pois está escrito: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5) (1 Jo 4,18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário