Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ano Liturgico,Quaresma,C.Fraternidade



- ANO LITURGICO, QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE –
( Resumo do ensino aos catequisandos) 

O Ano Litúrgico é o “Calendário Religioso” onde consta datas e fatos da História da Salvação e é diferente do ano civil.
O Ano Civil começa em janeiro e termina em dezembro, dividido em meses, semanas, dias...
O Ano Litúrgico começa quatro semanas antes do Natal e termina no ultimo sábado de onde começou, tendo como base as fases da lua.
Ele gira em torno de dois grandes ciclos: o Natal e a Páscoa. É dividido por tempos :Advento =>preparação para o Natal, Quaresma => preparação para Páscoa.Tempo Comum, longo período de 34 semanas.
Na seqüência dos diversos “tempos” do Ano Litúrgico há mudança de cores:  No ciclo do Natal =>Tempo do Advento, a cor é rósea, que significa : expectativa. No Tempo do Natal, a cor é branca que significa:Alegria.
No Tempo Comum, a cor é Verde, significa esperança de eternidade.
No ciclo da Páscoa : Tempo da Quaresma, a cor é roxa que significa: Penitência.
Esse é um tempo de 40 dias que requer conversão, penitência, jejum, esmola e oração.
O Tríduo da Páscoa Começa com a ceia do Senhor na 5ª.feira santa. (Instituição da Eucaristia ) Na sexta-feira santa=> paixão e morte de Jesus.(não tem missa. só Celebração da Palavra.), no Sábado Santo celebramos a Vigília Pascal e no Domingo da Ressurreição, O Dia do Senhor, que se estende até a Festa de Pentecostes. A cor é branca, que significa alegria.  Há também o preto e o vermelho que se encaixa nos tempos mencionados, dependendo da celebração realizada.
Neste tempo, em que estamos vivendo, devemos  observar a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, na realidade do nosso tempo, com suas necessidades e verificar o que e como podemos contribuir.
Jesus disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundancia”. “Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que o fazeis”  Estava com fome e me destes de comer, estava nu e me destes de vestir”...
Jesus curava os doentes para que estes, pudessem se juntar aos sãos e ter sua dignidade resgatada.
Tenhamos boas atitudes como a do Bom Samaritano, que não se preocupou se o outro lhe era simpático ou inimigo, nem pesquisou na internet  os antecedentes do marginalizado.
Façamos o bem, de maneira que nossa mão direita não veja o que faz a esquerda, e Deus, que vê o escondido, nos recompensará.  
                                                                                                    (TT/ 12/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário