Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dons e Carismas



                                               DONS E CARISMAS                
                                    (Resumo do ensino aos catequizandos)
O Espírito Santo, age, coloca em ordem, orienta, coordena, providencia e faz nova todas as coisas. Existe a ação de Deus em tudo que fazemos e em todas as criaturas.
Estamos atentos aos sinais que Ele semeia na nossa vida e através dos quais Ele nos diz, dia a dia, o que quer de nós?
Temos a noção de que somos a “boca” através da qual a Palavra de Deus se dirige aos homens?
O medo, o comodismo, a preguiça, alguma vez nos impediram de ser profetas?
Que lugar ocupa Cristo nos meus projetos, nas minhas decisões, nas minhas opções, nas minhas atitudes?
E quantas vezes entramos no desanimo achando que nada adianta fazermos, pois as coisas nunca irão melhorar.
Jesus já o venceu definitivamente o mal, e colocou a nosso dispor os Dons de Santificação para nos fortalecer e, os Carismas, para que possamos ajudar os outros. Cabe a cada um de nós crescer na esperança da vitória do amor, do bem e da paz!
Sem dúvida o seguidor de Jesus deve ser sempre anunciador da esperança, aquele que colabora para erguer o ânimo e a cabeça dos irmãos, ajudando a cada um a crer e apostar que é sempre possível recomeçar a vida.
Façamos um exame de consciência sobre os dons que Deus nos deu e de como os estamos usando                                                                                   
                                                               Dons e carismas
               
                                                        7  Dons de Santificação:

Sabedoria: Nos faz reconhecer Deus no caminho dos homens e nos acontecimentos de cada dia. (Tg.3,12-18;Cor.3,18-20; Sab. 9,1-18)
Entendimento ou Inteligência: Nos ajuda a entender a Palavra de Deus e aceitar seus mistérios mesmo sem decifra-los
Conselho: Nos ajuda a perceber a voz de Deus nas situações diárias e tomar decisões certas com prudência e audácia.
Fortaleza: Nos dispõe a ter força e coragem de dar testemunho autentico de Jesus Cristo com paciência e firmeza, mesmo á custa de criticas e diante das mais variadas dificuldades.
Ciência: Por este dom o Esp.Santo nos  indica o caminho a seguir,na realização de nossa vocação. Nos faz olhar as coisas e acontecimentos com o olhar de Deus, a compreender a vida o universo e a criação como obras de Deus
Piedade: É a ação do Esp. Santo que nos faz amar e adorar a Deus como Pai e a compreender  os outros como nossos irmãos em Cristo.
Temor de Deus. Este dom não significa  “medo de Deus”, mas sim amor tão grande que queima o coração de respeito por Ele e nos faz ter medo de ofende-lo e nos torna cada vez mais fieis a Ele.
                                         
                                                    Dons de Edificação:

CARISMAS: palavra grega. (dons de edificação) (dons de serviço ou dons carismático)
Nos põe a serviço do outro.(I Cor.12,4-11.

Palavra de Ciência: (Deus revelando a alguém para que sua vontade se realize (ICor.12,8)
Palavra de Sabedoria: (um movimento do Esp.Santo nos leva a ação, enquanto   que a Palavra de Ciência faz o diagnostico, a palavra de Sabedoria trans a solução.
Discernimento dos Espíritos :  (I Cor.12,10) Nos faz perceber ,reconhecer,avaliar e identificar se um fato,ação ou pensamento provem de Deus, da Natureza ou do Maligno. (IJoão.4,1-6;Ireis 3,9)
Cura: É o poder que Deus tem de curar uma pessoa a nível espiritual,mental e físico ( I Cor.12,9).
Milagres: ( I Cor.12,10) É o poder de Deus em intervir em determinada situação,utilizando fenômenos sobrenaturais. Obs: A cura é dirigida a uma pessoa, enquanto q.o milagre é dirigido a uma comunidade
Fé Carismática (I.Cor.12,9) Somos capazes de superar toda possibilidade humana (fé,ou é agora,ou não é fé)
Línguas : (I Cor.12,10) Principal objetivo: louvar a Deus.Engrandecê-Lo por tudo que ele fez e realiza em nós.
Interpretação das Línguas: (I Cor.12,10) Qdo o Senhor se manifesta durante uma profecia em línguas, é necessário ter quem a Interprete através de imagens, símbolos ou palavras.
Profecia. (I Cor.12,10 ) É uma ação de Deus,mediante a qual, alguém proclama uma mensagem Divina, objetivando exortar, repreender,consolar,encorajar,ou dar esperança a o povo local ou global.

Obs: Os carismas não é só direito dos santos, mas de todos os cristãos. Todos estão aptos a receber os carismas e utiliza-los em beneficio da igreja e para tal, é necessário ter vida de oração, ter fé, acreditar e não criar obstáculos á ação do Espírito  Santo. (Mc.16,15-18; Ef.4,1-16; I.Pedro 4,10-11)
                                                                                                     (TT/26/03/2012)

3 comentários:

  1. O que fazer para adquirir os dons? vou mostrar o caminho mais certo e mais fácil. Isso implica em você ir buscar. Isso implica em você querer.O caminho é silencioso e há uma porta chamada JESUS.Esta porta te levará a conhecer o Pai.O Pai te amará no Espírito Santo.O mesmo Espírito Santo que te conduziu á Porta, tudo fará, para florescer em você esses Dons.E esses Dons gerará furtos.

    ResponderExcluir
  2. Lindo lindo os seu blog e os eus post!!
    Estou seguindo-a e muito feliz por isso.
    Jesus a abençoe

    ResponderExcluir
  3. Que bom que voce gostou, Carminha,
    Irei visita-la em breve.
    Que Nossa Senhora nos proteja e Jesus nos abençoe.
    TT

    ResponderExcluir