Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

A Salvação de Deus, A Lei e a Graça


Ensino do dia 06.05.13  Sexto Encontro


A SALVAÇÃO DE DEUS, A LEI E A GRAÇA
Chamado a felicidade,mas ferido pelo pecado, o homem tem necessidade da salvação de Deus.
Deus nos socorre através da Lei. A Lei Moral é obra da sabedoria divina É uma instrução paterna uma pedagogia divina. Com sua Lei, Deus mostra aos homens o caminho para a felicidade. Ao mesmo tempo em  que nos mostra a felicidade, nos adverte dos maus caminhos que nos desviam de/Deus e de seu amor. Ela encontra em Jesus Cristo sua plenitude e unidade. Jesus Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida. A finalidade da Lei é Cristo. Seguindo essa lei, encontramos Jesus que nos esclarece a vontade do Pai.  O homem participa da sabedoria e da bondade do Pai Criador, que lhe confere o domínio de seus atos e a capacidade de se governar na verdade e no bem. A Lei natural, é a luz da inteligência que Deus nos concede. Essa Lei que Deus nos apresenta, é colocada no coração do homem pela razão e do homem todo para sua felicidade.
A Lei antiga está contida no Decálogo, proíbe o que é contrario ao amor de Deus e do próximo e prescreve o que é essencial, como uma luz oferecida por Deus para mostrar o seu caminho e protegê-lo do mal.
Essa Lei é profecia e pedagogia das realidades futuras “libertação do pecado através de Jesus ” Ela é completada pelos profetas que orientam para a nova aliança e o Reino dos Céus.
Sem abolir a Lei antiga, Jesus nos ensina um novo modo de entender a Lei de Deus.
Em Mt.19,16-19 cita a parábola do jovem que procura esclarecimento de Jesus, como ganhar a vida eterna. Jesus fala da Lei: Se quiseres entrar na Vida, guarda os mandamentos “Não mataras, não adulterarás, não roubaras, não levantaras falso testemunho, honra teu pai e mãe aí Jesus resume tudo dizendo: amarás o teu próximo como a ti mesmo. E, se queres ser perfeito, vende tudo o que tens , dê aos pobres e terás um tesouro no céu  depois vem e me segue.
Com a nova lei, não aboliu a antiga, (mas ensinou inclusive que não basta observar a lei, tem que cumpri-la sem matar o espírito da lei). Não se deve cumprir a lei por medo ou como mera obrigação, mas por amor.
Quando lhe perguntaram qual o maior mandamento Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo o entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. O segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Do primeiro ao terceiro fala do nosso relacionamento com Deus ( o bem espiritual) do Quarto ao decimo, nos mostra nosso relacionamento com o outro ( o bem social).
Se amares teu Deus, se andares em seus caminhos, se observares seus mandamentos, suas leis, suas normas, viverás e te multiplicaras (Dt.30,16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário