A Santa Missa
A palavra Missa, que começou a ser utilizada a partir do século IV é o
particípio do verbo latino “mitere” que significa mandar, enviar, despedir. Com
o tempo, o particípio adquiriu o sentido de substantivo: missão, despedida,
dispensa. É que nos primeiros séculos do cristianismo os catecúmenos (fiéis
ainda não batizados), depois do sermão do Evangelho eram convidados a se
retirar, eram dispensados, despedidos Inicialmente, missa indicava a despedida
no fim de qualquer reunião. Depois o significado da palavra se estendeu,
passando de despedida no fim de uma reunião para o conjunto das orações que
encerravam uma celebração e finalmente missa passou a designar a Liturgia da
Palavra e Liturgia Eucarística, isto é, a Celebração Eucarística completa.
A Missa, instituída por Jesus na Última Ceia, expandiu-se rapidamente
rompendo os séculos e os limites geográficos. Toda missa é Celebração do
Mistério pascal. Em cada Eucaristia, celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição
do Senhor Jesus. A palavra Eucaristia vem do grego e significa “ação de graças”
.
Deus criou o mundo em seis dias e
determinou que o sétimo dia seria o Dia do Senhor, como Mandamento da Lei de
Deus (Ex.20,8 – 11). Sábado significa “cessar”, “descansar” e passou a ser um
dia de repouso semanal consagrado, onde o ser humano, criado á imagem e
semelhança de Deus, deve render graças e louvores ao seu Criador, além de se
alimentar da Palavra e do Pão Eucarístico, que são essenciais e fundamentais na
nossa vida de cristãos. Como a Ressurreição de Jesus se deu num domingo, este
passou a ser o Dia do Senhor. Porém para ir ao encontro das necessidades de
muitos cristãos, a Igreja aceita como preceito, a nossa participação na missa vespertina
( a partir da tarde de sábado).
A missa começou numa janta
(refeição) “fazei isto em memória de mim?”; comemos num mesmo prato
(intimidade); é um acordo assinado com sangue de alguém (Jesus Cristo), que deu
sua vida por amor; é Palavra que os “pobres“ entendem (atinge os simples de
coração); é fruto do trabalho do homem (trigo e uva); não se pode separar fé e
vida e a missa não acaba na igreja, pois assim que ela termina, começa a nossa
missão.
A Missa é, portanto, um grande banquete que Deus prepara toda semana
e o convidado mais importante é você, que muitas vezes acaba trocando este
convite de Deus por outros bem insignificantes que o mundo oferece. Se cada
semana tem 168 horas, será que é pedir demais uma hora do nosso tempo semanal
para participar da Eucaristia, onde podemos agradecer a Jesus pela maior prova
de amor que pode existir que é dar a vida e também para pedir pelas nossas necessidades?
O texto mais antigo do Novo
Testamento que narra a instituição da Eucaristia é I Cor. 11, 23-25; Lucas
22,19,; Mateus 26,26-28 e Marcos 14,22 – 24 narram o mesmo acontecimento com algumas diferenças entre eles. O
Evangelho de São João não traz texto semelhante, mas não deixa duvida sobre o
comer a carne e beber o sangue do senhor (João 6,51-58, mostrando assim a
importância de comungar.
Entre os ritos Iniciais e os
Ritos Finais estão as Duas Partes
Centrais da Missa: a Liturgia da
Palavra ( Primeira Mesa) e a
Liturgia Eucarística ( Segunda Mesa) A mesa
da Palavra começa com a Primeira Leitura e segue até a Oração da
Comunidade e a Mesa da Eucaristia inicia-se com a Apresentação as Oferendas e
termina com a Oração depois da Comunhão. Palavra e Eucaristia são duas faces da
mesma moeda e portanto, são dois Sacrários que se completam.
Por tudo isso, concluímos que a Missa é o Centro e, ao mesmo tempo, o
Ponto mais Elevado de toda a vida cristã. Domingo sem missa, semana sem graça e
sem as Graças de Deus. (JVC)
Obrigado Teresa por visitar meu blog:http://osenhortedeapaz.blogspot.com.br/, continue evangelizando pelo blog, atingirás muita gente, continue firme um grande abraço. Wander
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