Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

RESUMO DOS TEMAS


RESUMO DOS TEMAS PASSADOS NO PERÍODO MARÇO/ABRIL



Paroquia Senhor Bom Jesus de Matão
Catequese 2013/2014      Grupo da sala 6,  com a catequista   Tete .
 RESUMO DOS TEMAS .
11/03/13   PRIMEIRO DIA :  Acolhida dos crismandos e apresentação da equipe. Após, recepção nas respectivas salas.
18/03/13 – SEGUNDO DIA :  Via Sacra. Todos na igreja.
25/03/13 – Semana Santa
01/04/13 PRIMEIRO ENCONTRO  :   Campanha da Fraternidade { Fraternidade e Juventude – Eis-me aqui, envia-me} .     ... “que os jovens evangelizem os jovens, colocando-se a serviço  da evangelização através dos meios de comunicação, viver a beleza e a graça de ser cristão. Acolhemos os jovens na diversidade entende-los e auxilia-los no contexto profundo de impacto cultural e de relações midiáticas. Compreendendo os que sofrem com os desafios da mudança de época, exclusão social etc. As tradicionais maneiras de compreender o mundo e a maneira de bem viver que serviram de orientação para pessoas por muitos séculos já não são aceitas pelas novas gerações. Onde existiam valores e critérios  que definiam dada realidade, hoje há uma diversidade de propostas aceitas como validas. Mudança de época, transição de uma cultura estável para outra, esta já não parece responder ao momento histórico que já é passagem para outro momento. Refazer com os jovens a experiência de Jesus, valorizar a participação  dos jovens nas reuniões de grupos, assembleias, equipes etc...
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

08/04/13 –SEGUNDO ENCONTRO:  Dinâmica { Despertar o jovem para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores}.”pensar em uma pessoa muito importante a si, a quem gostaria de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que ame de verdade..com quem estabeleceu intima comunhão. Que merece todo cuidado, com quem está sintonizado permanentemente pense nos motivos que fazem essa pessoa tão amada por você...( caixa com espelho, a pessoa encontra a referida pelo coordenador, que na verdade é o próprio sujeito).
...Outra DINAMICA, “Quando ser feliz...como ser feliz...”ser feliz agora...com o que se tem, da maneira como se é. Não  existe caminho para ser feliz. “ser feliz é o caminho” [não é necessário ser o primeiro em tudo, nem o que obteve maior êxito, nem o que tem mais dinheiro ou o que chegou em primeiro lugar, isso vale também para os valores que damos aos nossos amigos. (as cinco pessoas + ricas do mundo ? não se lembra...as 5 ultimas miss universos, ninguém lembra...os 10 ganhadores do premio Nobel ou os 10 últimos ganhadores do Oscar... Mas as três  professoras, três amigos que lhe ajudaram, pessoas que te fizeram sentir especial...pessoas que vc  gosta de se relacionar no dia a dia...Ah... essas são mais fáceis de se lembrar.. E vc em que lista se encontra? .
 DINAMICA : O Garoto que caiu durante a corrida...o amor e fraternidade dos companheiros que chegaram juntos com ele....inesquecível!
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
15/04/13 : TERCEIRO ENCONTRO:  A dignidade da pessoa humana.
HOMEM => Carne / Espirito     ( Pecadora/Divina)
Dignidade=> Criado á imagem  e semelhança de Deus.
Graça => Nos é dada por Deus, por amor de nós.
Implica em => Querer, buscar...(como a um troféu, um cargo público=>tomar posse)
De graça => temos as virtudes (discernimento do bem e do mal).=>evitar o pecado.
Voltar para o Pai => {Filho Pródigo : Lc. 15,11-32}
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

22/04/13  QUARTO ENCONTRO : O Homem a imagem de Deus
No fim de cada dia Deus aparece contemplando a criação: “Deus viu que isso era bom “ Então disse: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre os répteis que se arrastam sobre a terra. Deus criou o homem a sua imagem, criou o homem e a mulher(Gn.1,26 ss) Homem e mulher administram o mundo criado. O homem é sobretudo um mistério. É misterioso e fascinante na medida em que  se assemelha a /deus por sua vida espiritual ou por seu caráter pessoal isto é, por sua consciência, inteligência e liberdade. “ Tudo posso naquele que me fortalece”  “ Tudo posso, mas nem tudo me convém”.
Na sua dimensão espiritual, o homem é capaz de se relacionar consigo mesmo, com o mundo, com os outros e com Deus.
Quem põe Deus de lado, não enobrece o homem, mas priva-o da sua dignidade. “Sem Deus o ser humano não sabe para onde ir” e não consegue sequer compreender quem seja” 
Por Cristo, com Cristo e em Cristo, é revelada a dignidade do homem.
O homem é feito para viver em comunhão com Deus, no qual encontra sua felicidade. ”Sem  o Criador, a criatura se esvai”.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
                                                                                                                                                                                   (TT ).


29/4/13 – QUINTO ENCONTRO : A comunidade Humana (Já publicado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário