Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

Resumo para o catequisando adulto.

                              

                                   Aos Catequisandos
              Resumo do Ensino de hoje para a catequese com Adultos.


                               Morte e Ressurreição de Jesus

                                        (TT/ 16/09/2012)


Durante sua vida pública Jesus anunciou o Reino de Deus, realizou grandes sinais e denunciou injustiças. Seus ensinamentos questionavam a conduta de muitas pessoas e Ele passou a ser uma ameaça aos Sumos Sacerdotes e aos fariseus, que temiam perder o poder.

Em sua última ceia com os discípulos, Jesus lavou os pés de cada um, como exemplo de  humildade, serviço e caridade. Nesta noite, Jesus instituiu a Eucaristia que é seu corpo e sangue para alimento  de nossas almas.

Os Sumos Sacerdotes, os doutores do templo e os anciãos buscavam uma maneira de prender Jesus, por isso deram a Judas Iscariotes, 30 moedas de prata, para que este entregasse Jesus a eles.

Jesus foi condenado em Jerusalém, onde uma semana antes tinha sido aclamado.
Pelo povo como Rei. A mesma multidão que recebeu Jesus, o trocou por Barrabás e pediu para que fosse  crucificado. Ninguém tomou á vida de Jesus, Ele a entregou gratuitamente pela nossa salvação e sem reclamar, aceitou toda a humilhação, sofrimento pelo qual foi obrigado a passar até ser pregado na cruz. Com sua morte, todos os nossos pecados foram perdoados.

Jesus doou-se totalmente a nós, na cruz derramou sangue e água para que fossemos salvos. Do alto da cruz, deu ao mundo sua mãe para que tivéssemos uma intercessora junto ao Pai.

Antes de ser condenado, Jesus prometeu aos discípulos que não ficariam sozinhos, pois o Pai enviaria sobre eles o Espírito Santo, o Consolador.

Nossa fé não deve se prender ao Cristo a Cruz, pois o nosso Deus é o Deus da Vida e fez com que seu filho ressuscitasse glorioso. Após a ressurreição Jesus apareceu aos discípulos, instituiu o sacramento da Reconciliação e depois ascendeu ao céu para junto do Pai.

Leituras
Jô.7,37-39 : Jô. 13,1-20; Jô.20-,1-18; Lc. 22,1-70; Lc.23,1-56; Lc.24,13-35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário