Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Pentecostes





No dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. 10 dias após Jesus ter retornado ao céu, se realiza a efusão do Espírito Santo.Cristo Senhor, glorificado, derrama em profusão o Espírito .O Paráclito.O consolador. É comunicado como pessoa divina.A  Santíssima Trindade é revelada
Nesse dia, o Reino de Deus, anunciado por Cristo, está aberto aos que crêem nele.
O reino de Deus já recebido em herança. mas ainda não consumado.
A missão de Cristo e do Espírito torna-se missão da igreja enviada para anunciar e difundir o mistério da comunhão trinitária.
Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho, para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente  que só terá sua consumação celeste no retorno glorioso de Cristo.
O dom do Espírito santo, inaugura um novo tempo. A igreja onde Cristo permanece pelo Espírito Santo, onde Ele age pelos sacramentos.
No antigo testamento os profetas anunciavam que o Espírito santo repousaria sobre o Messias.
Na descida do Espírito Santo sobre Jesus no batismo, Ele, que havia sido concebido pelo Espírito Santo, passa a existir em uma comunhão total com o mesmo Espírito que o Pai lhe dá sem medida.
Mas esse espírito não deveria ficar só em Jesus mas sim em todo povo messiânico, e Jesus promete por varias vezes essa profusão.
No dia de Pentecostes, Jesus glorificado cumpre a promessa.
Os apóstolos, iluminados pelo espírito Santo, impunham as mãos sobre os batizados e àqueles que acreditavam neles e se faziam batizar e comunicavam a eles o Espírito santo
A primeira comunidade cristã de Jerusalém, educada pelo Esp.Santo, na vida de oração.
Eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. (at.2.42)

2 comentários:

  1. Que juventude alegre. Seu blog já está adicionado na Irmandade dos Blogs Católicos. Parabéns. Gostaria de lhe convidar a conhecer o blog do meu irmão Almas Castelos, tem muitas histórias que pode lhe ajudar no apostolado:
    http://almascastelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa!!!
    Achei que nao fossem me adicionar.
    Muito obrigada pelo comentario.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir