Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo



Tudo posso naquele que me fortalece
Pai, Filho e Espírito Santo
O próprio Deus ao criar o homem a sua imagem e semelhança, inscreveu no coração dele, o desejo de o ver.
Ainda que esse desejo não seja freqüente, Deus não deixa de atrair o homem a si para que nele seja feliz. Portanto, há no homem o desejo de Deus
Por natureza e por vocação, o homem é um ser religioso, capaz de entrar em comunhão com esse Deus.
Só com a luz da razão o homem Tb pode conhecer Deus, e saber como ele é bonito, se contemplar a criação e a pessoa humana; Mas, o homem só com a razão, torna se difícil conhecer Deus e entrar na intimidade de seu mistério, por isso Deus ilumina com sua revelação (Jesus).
Pra falar de Deus, observemos a perfeição da criatura que é um reflexo, ainda que limitado da perfeição de Deus.
Deus em sua bondade e sabedoria se revela ao homem através de Jesus Cristo, pela graça do Espírito Santo.
Desde o principio Deus se revelou, se manifestando aos nossos pais Adão e Eva e mesmo depois da queda, Deus continua fazendo alianças, Noé, Abraão, e os demais patriarcas, forma Israel e através de Moises, liberta seu povo e, da descendência de Davi, nasce o Messias Jesus.
Sua revelação se completa no Verbo Encarnado: Jesus. O filho único de Deus é a Palavra definitiva do Pai. Com o envio do Espírito Santo, a Revelação esta agora plenamente realizada
Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Mas é preciso que Cristo seja anunciado a todos os homens (MT,28,19)
O depósito da fé é confiada pelos apóstolos a toda a igreja. A interpretação desse deposito compete ao Papa e
aos bispos em comunhão com ele.
A sagrada Escritura ensina a verdade, porque o próprio Deus é autor dela.Por isso diz que ela é inspirada e ensina sem erro as verdades que são necessária a nossa salvação.
O cânone das Escrituras é a lista completa dos escritos sagrados que a Tradição Apostólica fez a igreja discernir,Esse Cânone compreende 46 escritos do AT e 27 do NT.
O AT prepara o Novo e o Novo dá cumprimento ao antigo e os dois se iluminam mutuamente
A Sagrada Escritura dá suporte e vigor á vida da Igreja.
De grandes testemunhas de obediência da fé , podemos citar Abraão e a Virgem Maria.
A fé é um dom gratuito de Deus, acessível a todos que a pedem com humildade e é virtude sobrenatural necessária á salvação.
A fé é um ato pessoal, como livre resposta do homem a Deus que se revela, e ao mesmo tempo um ato Eclesial pela fé da igreja que professa:Nós cremos.
A igreja, embora formada por pessoas diferentes por língua, cultura e ritos, professa de forma unanime, a única fé de um só Senhor e transmitida pela única Tradição Apostólica. Professa um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo e – mostra um só caminho de salvação.
Professando a nossa fé, afirmamos”Creio em Deus” que é a mais importante fonte de todas as verdades sobre o homem e sobre o mundo e de toda a vida de cada um que nele crê. Ouve, Israel, o senhor nosso Deus é o único Senhor (DT.6,4) “Eu é que sou Deus e não há outro (Is.45,22 )”Deus é um só (Mc.12,29)”O Deus de Abraão, o Deus de Isaac,O Deus de Jacó (Ex.3,6)”Eu sou ((Jo.8,28) Sempre perto do seu povo para o salvar,Deus é rico em misericórdia (Ef.2,4) “Ele é luz e nEle não há trevas (1Jo.1,5) “Enviado ao mundo para dar testemunho da verdade (Jo18,37)
Deus se revela como aquele que tem um amor mais forte do que o de um pai ou de uma mãe pelos seus filhos ou de um esposo por sua esposa.Ele, em si mesmo, é amor (1Jo.4,8.16)  Tanto amou o mundo que deu seu Filho único para que todo o que nele crer seja salvo por ele (Jo.3,16-17)
Devemos confiar em Deus mesmo nas adversidades.
O mistério central da fé e da vida cristã, é o mistério da Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Jesus Cristo nos revela que Deus é Pai, não somente porque é Criador do universo e do homem, mas, sobretudo porque gera eternamente em seu seio o Filho que é o seu Verbo, resplendor da Gloria do Pai, expressão de seu ser (Hb 1,3).
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É Deus uno, e igual ao Pai e ao Filho. Ele procede do Pai (Jo.15,26) o qual principio sem principio é a origem de toda vida trinitária. Ele procede também do Filho, pelo dom eterno que o Pai faz ao filho. Enviado pelo Pai e pelo Filho encarnado, o Espírito Santo conduz a igreja ao conhecimento da verdade plena. (Jo.16,13)
Deus é todo poderoso. Ele se revelou Forte e Poderoso (Sl,.24,2) Aquele ao qual nada é impossível (Lc. 1,37).
O mundo foi criado para a Gloria de Deus, que quis manifestar e comunicar sua bondade, verdade e beleza. Deus, em Cristo, é tudo em todos (1.Cor. 15,28) para a sua gloria e nossa felicidade.
A fé nos dá a certeza de que Deus não permitiria o mal, se do mesmo mal não tirasse o bem (veja a morte e ressurreição de Cristo) Do maior mal moral, Ele auferiu os maiores bens: a glorificação de Cristo e a nossa redenção.
O homem é o cume da criação visível porquanto é criado á imagem e semelhança de Deus, no sentido de que é capaz de conhecer e de amar, na liberdade, o próprio criador. É a única criatura na terra que Deus quis em si mesma e que chamou a partilhar no conhecimento  e no amor, a sua vida divina. Criado á  imagem de Deus, ele tem a dignidade de pessoa: não é alguma coisa, mas alguém capaz de se conhecer, de se doar livremente e de entrar em comunhão com Deus e com as outras pessoas.
A alma espiritual não vem dos pais, mas é criada diretamente por Deus e é imortal. Ao separar-se do corpo no momento da morte, ela não perece; unir-se-á novamente ao corpo no momento da ressurreição final .
A boa nova para o homem, é o anuncio de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt.16,16) Ela foi difundida desde o inicio, os primeiros discípulos tiveram o ardente desejo de anunciar Jesus Cristo com o objetivo de leva r a todos a fé nele. E ainda hoje do amoroso conhecimento de Cristo, nasce o desejo de evangelizar, catequizar, ensinar, por a comunidade em comunhão com Ele.
O nome Jesus significa ”Deus salva” Não existe debaixo do céu outro nome dado á humanidade pelo qual devamos ser salvos (At 4,12). Cristo, em grego, Messias em hebraico, significa “ungido” Jesus é o Cristo porque está consagrado por Deus, ungido pelo Espírito Santo para a missão redentora. É o Messias esperado por Israel, enviado ao mundo pelo Pai. Descido do céu (Jo.3,13), crucificado e depois ressuscitado, ele é o Servo Sofredor que dá sua vida em resgate de muitos(Mt.20,28). Do nome Cristo, é que nos veio o nome cristãos.
O Filho de Deus encarnou-se no seio da Virgem Maria por obra do Espírito Santo, por nós homens e para nossa salvação, para reconciliar nós, pecadores, com Deus; para nos fazer conhecer o seu amor infinito; para ser o nosso modelo de santidade; para nos fazer participantes da natureza divina (2Pd.1,4)
Jesus é inseparavelmente verdadeiro Deus e verdadeiro homem na unidade da sua Pessoa divina. Ele, o Filho de Deus que é “gerado, não criado, da mesma substancia do Pai” fez-se verdadeiramente homem, nosso irmão, sem com isso deixar de ser Deus nosso Senhor. Como homem, o Filho de Deus tinha um conhecimento intimo e imediato de Deus, seu Pai. Penetrava igualmente nos pensamentos secretos dos homens e conhecia plenamente os desígnios eternos que ele viera revelar.
Na sua vida terrena, Jesus quis de modo humano o que decidiu de  modo divino com o Pai e o Espírito Santo
para a nossa salvação. Através do corpo humano de Jesus, Deus se tornou visível. Jesus nos conheceu e nos amou com um coração humano.
Maria, Mãe de Deus, porque aquele que foi concebido por obra do Espírito Santo e se tornou verdadeiramente seu filho é o Filho eterno de Deus Pai. Ele mesmo é Deus.
Deus escolheu gratuitamente Maria, desde a eternidade para ser Mãe de seu Filho, e Ela foi concebida imaculada. Maria foi preservada do pecado original desde sua concepção.
A vida inteira de Cristo é mistério de salvação, porque tudo o que Jesus fez, disse e sofreu tinha como objetivo salvar o homem decaído e restaurá-lo na sua vocação de filho de Deus.
Jesus convida todos os homens a fazerem parte do Reino de Deus. Também o pior pecador é chamado a se converter e a aceitar a infinita misericórdia do Pai. O Reino pertence já aqui na terra aos que o acolherem com coração humilde. É a eles que são revelados os seus Mistérios.
Jesus escolhe os Doze, futuras testemunhas da sua Ressurreição e os faz partícipes da sua missão e da sua autoridade para ensinar, absolver os pecados, edificar e reger a Igreja. Nesse Colégio, Pedro recebe as chaves do Reino (Mt.16,19) e ocupa o primeiro lugar com a missão de guardar a Fe na sua integridade e de confirmar os seus irmãos.
Na transfiguração nos mostra principalmente a Santíssima Trindade: O Pai na voz, o Filho no homem e o Espírito Santo na nuvem clara.
A paixão e morte de Jesus não podem ser imputadas indistintamente nem a todos os judeus então vivos nem aos outros judeus vindos depois, no tempo e no espaço.Cada um dos pecadores, ou seja, todo homem, é realmente causa e instrumento dos sofrimentos do Redentor e mais gravemente culpados são aqueles, sobretudo, se cristão, que mais vezes caem de novo no pecado ou se deleitam nos vícios.
Dizer que Jesus desceu aos infernos, é diferente do inferno da condenação – constituem o estado de todos aqueles, justos e maus, que tinham morrido antes de Cristo. Com a alma unida á sua Pessoa divina, Jesus lá esteve com os justos que esperavam o seu Redentor para entrar enfim na visão de Deus. Depois de ter vencido mediante a sua morte, a morte e o diabo; libertou os justos á espera do Redentor e lhes abriu as portas do céu.
Jesus ressuscitado apareceu a Céfas, depois aos doze e depois a uma multidão de mais de 500 pessoas juntas.
Seu corpo ressuscitado é aquele que foi crucificado carregando os sinais de sua Paixão, mas é agora participante da vida Divina com as propriedades de um corpo glorioso, por isso ele é soberanamente livre de aparecer aos seus discípulos como e onde quer e sob aspectos diferentes.
O ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, é o principio de nossa justificação e de nossa ressurreição.
:desde agora nos da a graça da adoção filial que é real participação da sua vida de filho único: depois do final dos tempos ele ressuscitará nosso corpo.
Cristo sobe aos céus e se senta á direita do Pai. Ele é o senhor que reina agora com sua humanidade na gloria eterna de Filho de Deus e intercede incessantemente a nosso favor junto ao Pai. Envia-nos seu Espírito e nos dá a esperança de estar com Ele um dia, tendo-nos preparado um lugar.
Um dia Cristo voltará, mas não sabemos o momento, por isso vivemos na vigilância, orando ”Vem Senhor Jesus (Ap.22,20).
( TT/.  Com base no CIC. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário